QUEM SOMOS BIBLIOTECA LITURGIA NOVIDADES LECIONÁRIO OBSERVATÓRIO RÁDIO WEB BOLETINS CONEXÕES FOTOS FALE CONOSCO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Orações Matinais

 

 

Monges Beneditinosl

 
  Salmo 18(19) 

 

X Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e nossa esperança, glória a Ti.

Senhor, sê misericordioso para comigo pecador.

Ó Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, que estás presente em todo lugar e tudo preenches, Tesouro dos bens e Doador da Vida: Vinde e habita em nós, purifica-nos de todas as impurezas e salva, ó Bondoso, as nossas almas.

 

Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal,

Tem piedade de nós. (3x).

 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Santíssima Trindade, tem piedade de nós!

Senhor, purifica-nos de nossos pecados!

Mestre Soberano, perdoa as nossas faltas!

Santo, volta Teu olhar para nós

E cura as nossas enfermidades pela a glória do Teu Nome.

 

Kyrie, eléison! (3x).

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Pai nosso, que estás nos Céus,

Santificado seja o Teu nome,

Venha a nós o Teu Reino,

Seja feita a Tua vontade

Assim na Terra como nos Céus.

O pão nosso supra-substancial nos dá hoje;

Perdoa as nossas dívidas,

Assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

E não nos deixes cair em tentação,

Mas livra‑nos do Maligno.

 

Pois a Ti pertencem o Reino, o Poder e a Glória,

Pai, Filho e Espírito Santo,

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

 

 

ORAÇÃO MATINAL À SANTÍSSIMA TRINDADE

 

Tendo-nos levantado do sono, adoramos-Te, ó Senhor e cantamos-Te o hino angelical: Santo, Santo, Santo És, ó Deus! Pelas orações da Mãe de Deus, tem piedade de nós.

 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

 

Senhor, Tu me despertaste e me levantaste do meu leito: Ilumina meu espírito e meu coração, e abre os meus lábios para que eu Te louve, ó Santíssima Trindade, dizendo: Santo, Santo, Santo, És Tu, ó Deus. Pelas orações da Mãe de Deus, tem piedade de nós.

 

Agora e sempre, e pelos séculos dos séculos. Amém.

 

O Supremo Juiz virá repentinamente e as obras de cada um serão reveladas; por isto, pela manhã Te invocamos com temor: Santo, Santo, Santo, És, ó Deus. Pelas orações da Mãe de Deus, tem piedade de nós.

 

Tendo-me levantado do sono, agradeço a Ti Santíssima Trindade, que por Tua benevolência e paciência, não Te aborreceste comigo, pecador e preguiçoso, nem me abandonaste nos meus infortúnios; mas pela Tua inefável bondade, me ergueste da lascividade, para que eu possa glorificar e santificar Tua grandeza. Agora, então, ilumina os olhos da minha mente, abra a minha boca para que eu possa aprender Tuas palavras e entender Teus mandamentos; para praticar a Tua vontade, adorar-Te e glorificar-Te de coração, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kirye, eléison (12x).

Vinde adoremos ó Rei nosso Deus!

Vinde adoremos e prostremo-nos perante Cristo Rei e nosso Deus!

Vinde adoremos e prostremo-nos unicamente perante Cristo Rei e nosso Deus!

 

SALMOS

Como devem ser lidos os Salmos: O ideal é que se leia todo o conjunto dos Salmos como estão designados para cada dia. No entanto, por causa do limite do tempo, se isto não for possível, pode dia a dia ser lido apenas um Salmo (ou quantos forem possíveis) de cada conjunto indicado.

Segunda-Feira 38 ao 46

Terça-Feira

65 ao 70

Quarta-Feira

86 ao 91

Quinta-Feira

106 ao 109

Sexta-Feira

120 ao 134
Sábado 1 ao 8

 

CREDO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO

Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.

E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Único de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e não criado, consubstancial ao Pai, por quem todas as coisas foram feitas. E por nós homens e para a nossa salvação desceu dos céus e encarnou pelo Espírito Santo no seio de Maria Virgem e se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras. E subiu aos céus onde está sentado à direita de Deus-Pai; de novo há de vir cheio de glória para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim.

E no Espírito Santo, Senhor e Fonte de Vida que procede do Pai e com o Pai e o Filho recebe a mesma adoração e a mesma glória, foi Ele quem falou pelos profetas.

E na Igreja una, santa, católica e apostólica. Reconheço um só batismo para a remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

 

Leitura do Lecionário: Epístola e Evangelho
 
OUTRAS ORAÇÕES MATINAIS

As seguintes orações podem ser oferecidas em dias diferentes ou a cada manhã depois da Oração do Trisagion. Elas são fruto de uma maior concentração nas orações matinais e de uma maior proximidade para com Deus. Põem-te na presença de Deus e ora:

 

Oração Matinal do Metropolita Filaret

Senhor, conceda-me a graça de viver este dia em paz. Ajuda-me em todos os momentos a confiar em Tua Santa vontade. Revela-me o Teu querer a cada hora deste dia. Abençoa as minhas relações com as pessoas que eu encontrar: Ensina-me a tratar a todos com uma alma pacífica e certo de que Tu diriges tudo. Guia todas as minhas ações, palavras, pensamentos e sentimentos. Em eventos inesperados, permita-me lembrar que tudo vem de Ti.  Ensina-me a ser sábio e firme em meus atos, sem com eles magoar ou ofender ao meu próximo. Dá-me forças e disposição para o trabalho que tenho a realizar neste dia. Dirija minha vontade, e instrua-me na oração e no silêncio. Amém.

 

Orações a Theotokos

Ave Maria, cheia de graça, Virgem Mãe de Deus, o Senhor está contigo, bendita És Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do Teu ventre, porque geraste o Salvador de nossas almas. 

 

Oração em Favor do Povo Cristão

Salva, Senhor, o Teu povo e abençoa a Tua herança; dá a vitória aos cristãos ortodoxos contra os inimigos e guarda o Teu povo pelo poder da Tua Cruz.

 

Oração Matinal ao Anjo Guardião

Anjo de Deus, meu Santo protetor, enviado do Céu por Deus para me guardar, peço‑Te com fervor que me ilumines agora e me protejas contra todo o mal, orientando‑me para todas as boas ações e levando-me pelo caminho da salvação. Amém.

 

Oração Matinal Por Socorro

Ao despertar do sono, a Ti recorro, Soberano Senhor Deus da bondade e peço: ajuda-me todo o tempo e em todas as coisas e livra‑me de toda má ação e de todas as tentações do demônio. Salva-me e leva‑me para o Teu Reino eterno, porque Tu És o meu Criador e Dispensador de todos os bens. Em ti ponho toda aminha esperança e a Ti canto os meus louvores, agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Oração Ao Santo Do Nosso Nome

Intercede por mim junto a Deus, São/Santa (nome...) porque, confiante, espero Tua pronta ajuda e intercessão pela minha alma.

 

Oração Pelos Vivos

Salva, Senhor, e tem piedade do meu pai espiritual (nome...), de meus pais, parentes, mestres e benfeitores (dizer os nomes que desejar), de meus amigos e inimigos, de todos os cristãos ortodoxos e de todos que me pedem, a mim indigno, de rezar por eles.

 

Oração Pelos Mortos

Concede o repouso, Senhor, às almas de Teus servos falecidos (nome...), de todos os meus parentes, benfeitores, amigos e inimigos falecidos e perdoa‑lhes todas as suas faltas voluntárias e involuntárias e dá‑lhes o Reino dos Céus.

 

 

Aqui podem ser feitas as orações e intercessões pessoais, usando as próprias palavras (pode ser a Intercessão Menor ou a Intercessão Ardente). Concluem-se as preces pessoais com a seguinte oração:

 

Pelas orações de nossos Santos Padres, ó Cristo, nosso Deus, tem piedade de nós e conserva-nos em Tua Graça.

 

INTERCESSÃO MENOR

 

1.       Senhor, tu que amas o homem, perdoe aos que nos odeiam e os que nos ferem, faze o bem aos que nos beneficiam. Atende às preces que fazem os nossos parentes e irmãos, desde que redundem na salvação e vida eterna para eles.

 

2.       Visite e cure os que estão enfermos.

 

3.       Guie aos que viajam por terra, mar e ar.

 

4.       Sê presente ao lado dos nossos governantes em suas tarefas diárias. Concede o perdão dos pecados àqueles que nos ajudam e se mostram misericordiosos para conosco.

 

5.       Tem misericórdia, por tua grande compaixão, de todos aqueles que nos suplicam — ainda que sejamos indignos — que oremos por eles.

 

6.       Lembra-Te, Senhor, de nossos ancestrais e irmãos já falecidos - que nos precedem — e concede-lhes repouso onde a luz do Teu rosto vela por eles.

 

7.       Recorda-te, Senhor, de nossos irmãos em cativeiro e redime-os de toda ansiedade.

 

8.       Lembra-te daqueles que fazem o bem e trabalham pelo benefício das tuas santas igrejas; atenta para as suas petições desde que redundem em suas salvações e posse da vida eterna.

 

9.       Lembra-te, também, de teus humildes servos — pecadores e indignos. Ilumina nossa mente com a luz do entendimento e guia-nos pelo caminho dos teus mandamentos, pois, bendito És Tu por todos os séculos. Amém.

 

 

 

 

 

 

© Igreja Ortodoxa no Brasil

Responsável pelo sítio: Pe. Mateus (Antonio Eça) pe.mateus@igrejaortodoxa.org